Por que chamamos Maria de Rainha?

Thaysa Meitling Pinto | amorevolezza.consultoria@gmail.com

As Sagradas Escrituras sempre mostraram que, em toda a história da família de Davi, o rei esteve acompanhado por uma rainha mãe. Com Jesus não seria diferente.

Maria foi o primeiro ostensório do Senhor. Exemplo disso está em 2Reis 24,12: “Então o rei Joaquim, juntamente com seus conselheiros, nobres e oficiais, e a rainha-mãe, entregou-se aos babilônios”

O Catecismo afirma que “a Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como rainha, para assim se conformar mais plenamente com o seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte” (CCC 966)

Já o Papa Pio XI nos recordou ao escrever a Encíclica Quas Primas um ensinamento precioso da Igreja acerca da Pessoa de Jesus: Ele é Rei. E é exatamente nisto que se fundamenta a tradição bimilenar dos cristãos de conceder à Virgem Maria os títulos de “Senhora” e “Rainha”

Não podemos esquecer também do que o Anjo Gabriel disse a Virgem Maria: “este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai” (Lc 1,32). Do mesmo modo também diz Isabel, quando Maria chega a sua casa para ajudá-la: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?” (Cf. Lc 1, 43)

Sabendo que os reis do antigo testamento andavam na companhia da rainha mãe, e que Jesus é Rei e pertence a árvore genealógica de Davi, então, consequentemente Maria é Rainha.

Por isso, termino este texto vos dando infinitas graças, ó Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos, agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos agradecer, vos saudamos com uma Salve Rainha:

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus. Bendito é o fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Referencia
https://padrepauloricardo.org/episodios/por-que-nos-chamamos-a-virgem-maria-de-rainha-e-de-senhora
https://pt.aleteia.org/2017/05/22/por-que-os-catolicos-chamam-a-virgem-maria-de-rainha/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: