Oração do Credo: qual a sua importância para a fé cristã?

Thaysa Meitling Pinto | amorevolezza.consultoria@gmail.com

A oração do Credo, também conhecida como Profissão de Fé ou ainda Símbolo dos Apóstolos, é a oração pela qual exprimimos a nossa fé verdadeira na Santíssima Trindade, no seu poder supremo e criador e nas verdades fundamentais da nossa doutrina católica.

Muitos Santos Doutores da Igreja falaram a respeito do Credo.

Santo Agostinho disse que o Símbolo da fé seja para ti como um espelho. Olha-te nele para ver se realmente crês em todas as verdades que faz acreditar e alegra-te todos os dias na tua fé, pois esta é a tua grande riqueza” (Sermão 58,11,13).

Santo Ambrósio (340-397), bispo de Milão e doutor da Igreja, diz que o Creio “é o Símbolo guardado pela Igreja Romana, aquela onde Pedro, o primeiro dos Apóstolos, teve a sua Sé e para onde ele trouxe a comum expressão da fé” e ainda define este símbolo como “o selo espiritual, a mediação do nosso coração e o guardião sempre presente; ele é seguramente o tesouro da nossa alma”

O Catecismo da Igreja nos assegura que “nenhum dos símbolos das diferentes etapas da vida da Igreja pode ser considerado como ultrapassado e inútil. Eles nos ajudam a tocar e a aprofundar hoje a fé de sempre através dos diversos resumos que dela têm sido feitos.” (CIC § 193)

Vale lembrar que a Igreja hoje contém dois tipos de credo: o credo dos Apóstolos e o credo Niceno-constantinopolitano. O Credo dos Apóstolos é aquele tradicional, curto. Já o Credo Niceno-constantinopolitano, mais longo, possui esse nome por ser o resultado de dois Concílios da Igreja, um realizado na cidade de Nicéia e outro na cidade de Constantinopla, ambos realizados no século IV. Além da data, outra diferença que este símbolo carrega do primeiro é no cuidado exigido nos detalhes e em sua complexidade, já que foi escrito por muitos bispos, a fim de aclarar melhor as verdades da nossa fé.

Assim, é orientação orar o Credo diariamente, para que “Ele fortaleça o coração de vocês para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.” (1 Tessalonicenses 3:13)


Referência
http://juventudedefe.blogspot.com.br/2011/06/qual-importancia-da-oracao-do-credo.html
http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2c1_198-421_po.html
http://cleofas.com.br/o-que-e-o-credo/
http://nocoescatolicas.blogspot.com.br/2013/06/o-nosso-credo.html
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: