Por que as mulheres não podem ser sacerdotes?

Thaysa Meitling Pinto | amorevolezza.consultoria@gmail.com

Se tornar um padre católico é uma decisão séria. Atualmente, para a maioria das denominações cristãs, um padre deve ser um homem que nunca se casou. É possível haver exceções, mas para a maioria das dioceses, é preciso ser homem e ser solteiro.

Mas, por que a Igreja Católica Apostólica Romana proíbem mulheres para o cargo de sacerdotes?

Em 1994, São João Paulo II escreveu a carta apostólica Ordinatio Sacerdotalis, na qual se referia a ordenação sacerdotal reservada somente aos homens.

Neste documento, o Papa em questão assinala que “a ordenação sacerdotal, pela qual se transmite a missão, que Cristo confiou aos seus Apóstolos, de ensinar, santificar e governar os fiéis, foi na Igreja Católica, desde o início e sempre, exclusivamente reservada aos homens (…). Para que seja excluída qualquer dúvida em assunto da máxima importância, que pertence à própria constituição divina da Igreja, em virtude do meu ministério de confirmar os irmãos, declaro que a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja”

Caso ocorra descomprimento do catecismo, o sacerdote que age contra a prescrição do cân. 977 incorre em excomunhão “latae sententiae” reservada à Sé Apostólica (Cân. 1378)

A Congregação para a Doutrina da Fé nos traz justamente motivos coerentes pelos quais não é possível a ordenação sacerdotal de mulheres. A tradição, a atitude de Cristo, a prática dos apóstolos, o sacerdócio ministerial à luz do sacerdócio de Cristo e o sacerdócio ministerial no mistério da Igreja, todos listados no documento, são provas para um sacerdote completamente masculino.

Afinal, quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. (Mt 10,41)


Referência
http://pt.wikihow.com/Se-Tornar-um-Padre-Cat%C3%B3lico
https://padrepauloricardo.org/episodios/e-possivel-que-no-futuro-a-igreja-permita-a-ordenacao-sacerdotal-de-mulheres
http://www.vatican.va/archive/cod-iuris-canonici/portuguese/codex-iuris-canonici_po.pdf
https://padrepauloricardo.org/episodios/e-possivel-que-no-futuro-a-igreja-permita-a-ordenacao-sacerdotal-de-mulheres
https://padrepauloricardo.org/episodios/e-possivel-que-no-futuro-a-igreja-permita-a-ordenacao-sacerdotal-de-mulheres-parte-2?utm_content=buffer3a5d7&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: